Negociações na ONU sobre novas sanções ao Irã se intensificam

Nações Unidas, 22 abr (EFE).- Os cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas mais a Alemanha realizaram nos últimos dias intensas negociações sobre uma possível quarta rodada de sanções contra o Irã por seu programa nuclear, embora ainda estejam longe de chegar a um acordo, disseram hoje fontes diplomáticas.

As mesmas fontes disseram que as negociações são conduzidas em meio a um ambiente de secretismo, dada sua sensibilidade, por isso os países participantes se negaram a informar sobre o lugar preciso de Nova York onde se desenvolverão, assim como o conteúdo das discussões.

“Continuamos trabalhando nisso e as reuniões continuam”, se limitou a dizer hoje o embaixador da China na ONU, Li Baodong, na saída de uma reunião no Conselho de Segurança.

Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha se reuniram praticamente todos os dias desde a semana passada, segundo as mesmas fontes, que disseram à Agência Efe que a base das negociações é um documento elaborado por Washington com duras sanções contra a economia iraniana.

A Rússia propôs mudanças “construtivas”, enquanto a delegação chinesa defende a redução da severidade das sanções.

Outra fonte próxima às negociações confirmou à Efe que a posição da China se tornou o eixo das negociações, nas quais “se produziram resultados, mas não espetaculares”.

As sanções propostas pelos EUA estão dirigidas particularmente contra as atividades econômicas da Guarda Revolucionária iraniana, por seu papel nas supostas atividades de proliferação nuclear do país, segundo fontes diplomáticas.

Também estabelecem um aumento das restrições existentes a embarcações iranianas, assim como a seus setores bancário e financeiro, além de proibir novos investimentos no setor energético do país.

O último ponto preocupa particularmente a China, já que o Irã é um de seus principais provedores de petróleo e os dois países mantêm estreitas relações comerciais.

Em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/04/22/negociacoes-na-onu-sobre-novas-sancoes-ao-ira-se-intensificam.jhtm

Anúncios
Esse post foi publicado em Filosofia do Direito: Temas da filosofia de Bobbio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s