Economist Intelligence Unit’s: índice da Democracia

por César Barreira (Instituto Norberto Bobbio)

Em Dezembro de 2010 a Economist Intelligence Unit’s divulgou um índice da Democracia (http://www.eiu.com/public/) no qual o Brasil aparece na 47ª posição entre 165 países. Trata-se da terceira edição, que busca retratar a democracia no período de Janeiro de 2009 a Novembro de 2010. Para montar o índice em uma escala de 0 a 10, foram utilizados 60 indicadores divididos em 5 categorias: processo eleitoral e pluralismo; liberdades civis; funcionamento do governo; participação política; e cultura de políticas democráticas. Os países foram classificados em 4 categorias: democracia plena (8 a 10 pontos); democracia imperfeita (6 a 7.9 pontos); regimes híbridos (4 a 5.9 pontos); e regimes autoritários (abaixo de 4 pontos).

De acordo com o índice feito pela Economist Intelligence Unit’s, metade da população mundial vive hoje em algum tipo de democracia. Entretanto, houve um declínio na democracia pelo Mundo desde 2008, razão pela qual pode-se dizer que a democracia encontra-se em um processo de recolhimento. Um dos fatores apontados como responsável foi a crise financeira global que começou em 2008, acentuando algumas tendências negativas já existentes no que se refere a políticas de desenvolvimento.

Assim, tendências autoritárias foram observadas no Oriente Médio. A democratização na África Sub Sahariana está cada vez mais lenta e em alguns casos foi até anulada. A liberdade dos meios de comunicação vem erodindo na América Latina, e forças populistas com credencias democráticas dúbias surgiram em alguns países da região.

Para saber mais sobre o índice da Democracia e ter acesso ao nosso texto integral, clique aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Filosofia do Direito: Temas da filosofia de Bobbio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s