DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO

Atuando em conjunto,Instituto São Paulo Contra a Violência, Instituto Norberto Bobbio e FEUSP (Faculdade de Educação da USP) elaboraram projeto que busca promover os direitos humanos em escolas públicas, por meio da capacitação de professores. A iniciativa visa apresentar, junto aos professores, os conceitos de Direitos Humanos – ou seja, os fundamentos de igualdade, liberdade, justiça e paz – como valores que podem nortear as condutas, as práticas escolares e os conteúdos didáticos da escola pública. A previsão é que a iniciativa atinja cerca de 200 professores, beneficiando mais de 1.500 alunos.

O programa “Direitos Humanos nas Escolas” consiste em um curso montado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, e que se integra à organização interna das escolas, respeitando o horário de trabalho de professores e equipes técnicas.

O curso desenvolverá os temas “Democracia, Direitos Humanos e Educação”, “As Desigualdades e a Educação” e a “Violência, Conflitos e Educação, a partir de palestras, grupos de estudos e análise e produção de material didático.

Inicialmente, os professores têm contato com a temática a partir de palestra com um especialista do tema. No segundo momento, são organizados em grupos de estudos, coordenados por formadores, para aprofundar as temáticas desenvolvidas na palestra.

A terceira etapa do trabalho visa aproximar o tema tratado aos dilemas e tensões cotidianas por meio de material produzido pela equipe formadora. Na quarta e última etapa do projeto, os professores produzem material didático, como forma de aproximar a temática das crianças e adolescentes.

As palestras serão realizadas no CEU Butantã, e, os encontros com professores, no horário coletivo da escola. Ao todo, são 12 horas de palestra para cerca de 300 professores e 13 horas e 30 minutos de curso para 80 professores, sendo que todos receberão certificados.

Na próxima segunda-feira, 09/05/2011,será realizada a palestra do curso com o título “Democracia, Direitos Humanos e Educação”, às 19h00, no auditório do CEU Butantã – Av. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700 (Bairro do Rio Pequeno – Butantã).

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, Instituto Bobbio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s