“A juventude precisa de mais autoestima”

por DW Brasil

Em Puglia, no sul da Itália, a crise se esconde por trás dos altos muros da cidade, em charmosas ruas estreitas e nos barcos de pesca que boiam no porto. Ouvem-se protestos apenas quando o time local de futebol perde, e o tema das pichações por aqui é o amor.

Por que será? O fenômeno da crise não é recente, aqui sempre houve problemas. O Mezzogiorno, como os italianos chamam o sul do país, é pobre. Há décadas, a região é considerada uma das menos desenvolvidos em toda a Europa Ocidental. Aqui, mais de 40% dos jovens com menos de 25 anos estão à procura de emprego.

Os italianos Angelo Petrosillo, de 30 anos, e Luciano Belviso, de 29, são de Puglia. Contrariando as estatísticas da crise, há dois anos, eles abriram seu próprio negócio na cidade costeira de Monopoli. “Desde a infância, ouvimos que você tem que sair do sul para ter sucesso profissional”, conta Angelo Petrosillo.

Experiência no norte, investimento no sul

Como a maioria de seus conterrâneos, os dois amigos também haviam saído do sul. Angelo foi para Pisa, onde estudou Direito. Luciano fez licenciatura em Engenharia Aeronáutica, em Turim. Depois, ambos fizeram o mestrado no exterior. Graças à excelente qualificação, conseguiram empregos bem remunerados e atingiram a estabilidade financeira. Voltavam a Puglia só para visitar a família.

Mesmo assim, em 2009, uma competição para empreendedores os fez retornar a Puglia. O concurso dava como prêmio o capital inicial a quem tivesse a melhor ideia empresarial, desde que fosse implementada na região. Eles convenceram o júri com o projeto de uma fábrica de ultraleves de carbono “made in Puglia”. Além do júri, conseguiram motivar um investidor local, que entrou no negócio com 1 milhão de euros.

Há três anos, abriram a empresa Blackshape. Hoje, empregam 40 funcionários. “Você tem que se arriscar e pensar grande. Isso é algo que muitas vezes falta à juventude na Itália. Eles precisam de mais autoestima”, diz Luciano Belviso.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s