Quem somos

Instituto Norberto Bobbio

Inaugurado em 2005, o Centro de Estudos Norberto Bobbio foi idealizado para pesquisar e divulgar no Brasil o legado do pensador italiano, que dedicou sua vida a reflexões fundamentais sobre democracia, direitos humanos, sociedade civil e a relação dos indivíduos com o Estado.

Para cumprir sua missão, o Centro Bobbio editou livros, realizou eventos, organizou grupos de estudos, criou uma biblioteca de acesso público e promoveu o debate com instituições do mundo jurídico, do mundo acadêmico e da sociedade civil. Desde o final de 2009, contudo, os projetos desenvolvidos pelo Centro de Estudos Norberto Bobbio foram incorporados ao escopo de atuação do Instituto Norberto Bobbio – Cultura, Democracia e Direitos Humanos, cujo principal objetivo consiste na promoção da cultura dos direitos humanos, com ênfase em ações para o desenvolvimento cultural, artístico, social e educacional, visando o fortalecimento da sociedade civil.

Assim, o Instituto Norberto Bobbio possui como metas:

– Apoiar, realizar e promover cursos, congressos, estudos, palestras, simpósios, pesquisas, relacionados aos temas correlatos a cultura, democracia, direitos humanos e pensamento de Norberto Bobbio.

– Constituir e manter acervo especializado no pensamento de Norberto Bobbio, bem como de temas afins aos objetivos do Instituto.

– Apoiar e promover a democracia e os direitos humanos junto às empresas, com o fim de popularizar tais conceitos no ambiente corporativo.

O Instituto Bobbio atua em parceria com o Centro Studi Piero Gobetti, de Turim, instituição que cuida do legado acadêmico de Bobbio na Itália. Manteve e ampliou os objetivos e o legado do Centro Bobbio, sendo hoje uma referencia no pensamento bobbiano no Brasil.

Quem somos

Presidente: Raymundo Magliano Filho

Vice Presidente: Ary Oswaldo Mattos Filho

Diretor Executivo: Celso Azzi

Pesquisadores: César Barreira e Laura Mascaro

Administração: Isolete Costa

Publicações

Em 2007, foi criada a Coleção Centro de Estudos Norberto Bobbio, com o lançamento da obra “Da estrutura à função”, um dos grandes clássicos da Filosofia do Direito do século XX.

No final de 2008, a coincidir com os sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi publicado “O terceiro ausente”, obra em que Bobbio trata da efetivação dos direitos humanos na esfera internacional.

E a partir de 2009, quando se completará o centenário de Bobbio, deverão ser publicados mais sete livros, todos inéditos em português.

Acervo

O Instituto Norberto Bobbio mantém uma biblioteca de acesso público com um acervo de cerca de mil obras voltadas para temas de Filosofia Política, Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Relações Internacionais. Destacam-se artigos inéditos e algumas obras raras do autor, de seus comentadores e de clássicos da política.

Para consultar nosso acervo, clique aqui.

Escritos Inéditos

Quando foi fundado o Centro Bobbio, recebemos de Andrea Bobbio, filho do mestre italiano, uma coleção de mais de cem títulos ainda inéditos em livro, mesmo na Itália. Fiel a sua missão de divulgar o pensamento do autor, o Instituto Norberto Bobbio em breve lançará tais escritos.

Eventos Realizados

Como forma de divulgar e suscitar o debate nos temas em que atua, o Instituto Norberto Bobbio vem promovendo eventos desde sua criação, ainda como Centro Bobbio. São eventos abertos ao público em geral, reunindo sempre grandes nomes do Brasil e do mundo.

  • A importância da recepção do pensamento de Bobbio no Brasil e na América Espanhola. Apresentação ao público do acervo do CENB e comunicações de Alberto Filippi, Andrea Bobbio, Celso Lafer e Michelangelo Bovero.
  • O futuro da democracia: da sociedade transparente à democracia digital, com Gianni Vattimo, Cláudio Abramo e Massimo de Felice.
  • Democracia e violência: a preservação dos espaços públicos, com Leoluca Orlando, Andrea Matarazzo, Wolfgang Heuer e Guilherme Assis de Almeida.
  • A importância da obra ‘Da estrutura à função – novos estudos de teoria do direito’, com Mario Losano, Celso Lafer e Tercio Sampaio Ferraz Jr.
  • A democracia no mundo contemporâneo: lições de Norberto Bobbio, com Michelangelo Bovero, José Fernández Santillán, Celso Lafer e Tercio Sampaio Ferraz Jr.
  • Colóquio 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com Cláudia Perrone Moisés, André de Carvalho Ramos, Eduardo Carlos Bianca Bittar, Flávia Piovesan, Sérgio Adorno, Fernando Matos, Luiz Antônio Marrey, Fábio Konder Comparato, José Gregori e Juana Kweitel.
  • O curso Direitos Humanos nas Empresas, desenvolvido na Corretora Magliano para cerca de 20 pessoas, em módulos semanais durante os meses de outubro e novembro de 2010.

Contato

Av. Ipiranga, 344, 2o andar, Edifício Itália – Centro.

Horário: Seg. a sex., das 10h às 18h.

Para falar com o Editorial deste blog: blog@institutonorbertobobbio.org.br

Para saber mais sobre o INB: cesar.barreira@institutonorbertobobbio.org.br

Anúncios